Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Furnariida
Superfamília: Grallarioidea
 Sclater & Salvin, 1873
Família: Rhinocryptidae
 Wetmore, 1926
Subfamília: Scytalopodinae
 Müller, 1846
Espécie: M. ater

Nome Científico

Merulaxis ater
Lesson, 1830

Nome em Inglês

Slaty Bristlefront


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Entufado

Espécie endêmica do Brasil.

O entufado é uma ave passeriforme da família Rhinocryptidae.

Conhecido também como bigodudo-preto e tapaculo-de-topete.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (francês) mérulaxe = nome dado a esta ave por Lesson (1831) fazendo referência a sua cor e aparência com as do gênero Merula (melro); e do (latim) ater = preto, escuro, preto fosco. ⇒ (Ave) preta semelhante às do gênero Merula.

Características

Mede cerca de 17 cm, com os machos apresentando coloração predominantemente cinza-azulada, sendo marrons as regiões do uropígio, crisso e baixo ventre. As fêmeas são completamente marrons.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Captura insetos e outros invertebrados pequenos.

Reprodução

São raríssimos os registros da reprodução e nidificação desta espécie , mas sabe-se que nidifica em buracos nos barrancos.

Hábitos

É frequentemente visto em altitudes que variam de 10 (Ubatuba-SP) a 1.800 m, dentro de florestas primárias e secundárias com bom grau de conservação, onde habita a porção inferior da vegetação.

Em Ubatuba , no litoral norte de SP, aparece também nas matas de restinga úmidas ou pantanosas , geralmente no pé de encostas em áreas bem preservadas (altitude <10 metros) . Foi observado e registrado numa trilha muito utilizada por moradores para ter acesso à água duma cachoeira , à poucos metros da Praia mais movimentada da cidade , onde grandes empreendimentos imobiliários e a movimentação de turistas ameaçam a flora e fauna local (Observações pessoais de Henry Miller Alexandre e Lucas Ramiro, 2016)

Além de sua restrita distribuição em termos mundiais, Merulaxis ater é ave tímida e habitante de brenhas da mata, difícil de ser avistada. Praticamente a única forma de ser vista é quando atende ao playback, quando vem bem perto. É interessante notar que se aproxima, normalmente, aos pulos pelo chão da floresta e em silêncio, só vocalizando quando está bem próximo da fonte que emite seu chamado, o que induz a se concluir que pretende mesmo é surpreender o macho que está invadindo seu território.

Seus hábitos são muito discretos , muito pouco (ou nada) se sabe sobre sua reprodução ,nidificação ,ovos ou filhotes.

Distribuição Geográfica

Endêmica do Brasil nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Referências

Galeria de Fotos